comentários

Todos os comentários serão respondidos no próprio post.

Every comment will be replied at the respective post.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A minha rotina de pele (pele oleosa e com acne)



Já me perguntaram várias vezes qual é a minha rotina de pele e sempre me abstive de fazer um post desse género porque, como todos já devem saber, a minha pele nunca está bem. Ora, quem é que vai confiar em recomendações de pele vindas de uma pessoa cheia de acne e whatnot
Entretanto apercebi-me que há muitas pessoas como eu - mais novas em particular, ou mas velhas até! - e que certamente sofrem com as mesmas chatices que eu. Porque não partilhar os produtos que eu gosto e que resultam comigo? Mesmo que "resultar" signifique só que não me deixam pior... 



Como devem imaginar, sofrendo de acne já usei todo o tipo de produtos e tive todo o tipo de regimes com a pele possíveis e imaginários. É um grande processo de tentativa e erro até nos apercebermos do que, de facto, funciona com a nossa pele e o que devemos deixar bem longe. Hoje, com 25 anos, ainda sofro de acne, de cicatrizes, de pele oleosa - e agora desidratada! - e começo a notar os primeiríssimos sinais de idade (scary!). Ainda não encontrei todos os produtos ideais e faltam-me alguns no meu arsenal, como vão poder ver mas, por enquanto, isto é o que eu uso e a minha pele gosta! (Preparem-se que vai ser longo...)





Começo por retirar a maquilhagem que usei durante o dia com a Água Micelar Sébium H20 da Bioderma (mesmo que não tenha usado nada, ou que seja de manhã, gosto de passar um algodão embebido com a água só para refrescar). Desde que comecei a usar esta água micelar que não consigo usar outra coisa! Adoro e recomendo vivamente. Esta versão em particular ajuda a controlar a secreção de sebo. 
Se, por acaso, estiver num daqueles dias de super preguiça e não me apetecer lavar a cara - é raro, juro! Mas toda a gente tem dias desses de vez em quando - sei que se passar um algodão com esta água fico bem servida pois, teoricamente, é um produto que não necessita de enxaguamento. 

Depois da maquilhagem retirada é hora de lavar a cara. Para isso uso o Gel Espumante Purificante Sébium da Bioderma. Para quem está habituado a lidar com produtos para a pele oleosa/acneica este gel não traz nada de novo. Ainda assim tenho gostado dele. 
Deixa a pele com aquela sensação de limpeza e frescura que todos os produtos do tipo costumam deixar. Não tem sabão, o que é um bónus, e pode ser utilizado na zona ocular. 

Em seguida, não coloco logo o produto de que vou falar agora, mas apeteceu-me arrumar tudo por marcas e este creme não podia ficar de fora... Desculpem a minha OCD. 
Ora, em quarto lugar - o terceiro vem já já a seguir - utilizo o Gel de Contorno de Olhos Sensibio Eye da Bioderma. Tal como o nome indica, é um gel para o contorno dos olhos, indicado para peles sensíveis. Tenho a zona ocular extremamente sensível e reactiva a certos desmaquilhantes, e outros produtos, e este produto é ideal. No entanto, e apesar de ter a pele super oleosa, sinto que para a zona dos olhos gostaria de algo mais hidratante e com uma textura mais cremosa. Apesar disso, não tenho qualquer tipo de queixa deste produto e recomendo vivamente.






Quem conseguir adivinhar uma das minhas marcas favoritas de skincare ganha um prémio...ahah. 


Bem, agora sim posso falar do que faço depois de lavar a cara com o Gel Espumante Purificante Sébium. Depois da limpeza, passo um algodão embebido na Loção Adstringente Micro Esfoliante da gama Effaclar da La Roche-Posay. Diz a marca que: "ajuda a reduzir instantaneamente o tamanho dos poros e a combater a sua obstrução, graças à associação de activos seborreguladores purificadores como o LHA micro-esfoliante." Não vos posso dizer que sinto os poros reduzidos - mas eles já são tão grandes que isto não tem remédio... - mas sinto que me ajuda a controlar a oleosidade e a obstrução dos ditos poros. Ressalva: contém álcool.

(depois disto, sim, coloco o Gel de Contorno de Olhos Sensibio Eye da Bioderma

Em seguida chega a hora da hidratação. Não, não uso estes hidratantes todos ao mesmo tempo. Vou variando consoante as necessidades.

Quando estou com borbulhas activas costumo usar o Effaclar Duo de manhã e à noite. É um hidratante recomendado específicamente para peles com imperfeições severas. Desincrusta os poros e promove a reestruturação da pele. Se só sofrem da borbulha ocasional este não é, de todo, um hidratante para vocês. No meu caso, adoro-o e é uma óptima base para maquilhagem. É muito leve em textura e é absorvido quase instantaneamente. Sim, pode ressecar um pouco a pele e por isso não o uso sempre ou vou intercalando com outros hidratantes mais "potentes".

Se a minha pele estiver a passar uma das suas fases raríssimas de zero borbulhas, costumo usar o Effaclar Mat em conjunção com o Duo, só para prevenir (intercalo a altura do dia em que aplico. É conforme me apetece!). Este hidratante tem um efeito matificante imediado e ajuda a controlar a oleosidade ao longo do dia e, se usado continuamente, a longo prazo também. É um bocadinho mais rico em textura que o Duo e demora um pouco mais a ser absorvido pela pele. Mais um dos meus hidratantes favoritos.
Ressalva: Contém álcool. 

Depois de fazer algum tratamento mais agressivo para controlar as borbulhas, sejam comprimidos ou pomadas, a pele fica mais seca e ressequida que o normal. É nessas alturas que vou buscar o Effaclar H. É um creme fantástico para peles fragilizadas. O conforto é imediato! A pele fica hidratada e apaziguada (em termos de vermelhidões e irritação). Adoro e vou voltar a comprar sem dúvida!
É igualmente bom em situações de desidratação devido ao frio. Recentemente, com as temperaturas mais baixas que temos sentido, senti a minha pele super desidratada, irritada e com comichões! A salvação? A combinação do Effaclar H com uma bendita amostra do Sérum SOS Mitigante da Caudalie. Infelizmente já acabou mas está no topo da minha lista de compras! Se têm a pele desidratada e oleosa recomendo muitíssimo pois é super leve, de absorção rápida e não senti diferenças em termos de oleosidade nem de obstrução de poros. Para além de tudo isso a diferença é notória e quase imediata. 5 stars if you ask me!





Quando a minha pele está em modo de guerra tenho de me munir das armas apropriadas para a combater! Aqui talvez seja o único ponto em que não estou totalmente feliz com o meu regime. Embora estes produtos façam alguma diferença não noto que os resultados sejam tão rápidos como gostaria. Ou então sou eu que tenho expectativas irrealistas... Oh well.

No cuidado especifico de borbulhas activas e inflamadas intercalo a aplicação de Zindaclin 1% Gel e Duac. Aplico ambos os produtos directamente nas borbulhas, à noite, e deixo actuar enquanto durmo. Sim, ajudam a borbulha a desaparecer ligeiramente mais rápido mas nada de milagroso infelizmente. 
Atenção!: Ambos os produtos, o Duac em particular, ressecam MUITO as zonas onde são aplicados. Nada de espalhar isto pela cara toda okay? É preciso usar com cuidado.

Para combater as marcas de borbulhas passadas tenho estado a usar o Gel Salicilico Forte da Neostrata e este revelou-se uma boa surpresa! Tenho utilizado continuamente há, sensivelmente um mês e meio/dois meses, em marcas antigas que atenuaram bastante desde a primeira aplicação! O preço é salgado (ronda os 35/40€) mas vale MUITO a pena. É um produto agressivo e pode causar algum ardor e desconforto na aplicação por isso cuidado! Recomendo SEMPRE a que se aconselhem com um dermatologista. Ele melhor que ninguém vos poderá receitar produtos indicados para o vosso caso específico.









Nos dias em que me apetece gastar um pouco mais de tempo comigo mesma e dar um miminho à minha pele, faço uma massagem facial com o Óleo Facial Super Facialist Rose Hydrante da Úna Brennan (disponível na Kitchen Makeup Boutique - cliquem no nome do produto - ou na loja Makeup Pt), se tiver uma maquilhagem mais pesada e precisar de uma limpeza mais a sério uso a manteiga desmaquilhante de Camomila da The Body Shop
Em relação ao óleo tenho de dizer que adoro a sensação de hidratação e "luxo" que nos dá enquanto aplicamos mas que detesto o cheiro. No geral, odeio tudo o que cheira a rosas e este produto não é excepção! Felizmente depois de retirar o óleo e proceder à limpeza da pele o cheiro desaparece por completo. Ainda assim recomendo para uma experiência de Spa em casa ;)

Quanto à manteiga da TBS nem sei porque é que nunca falei dela aqui! Se a vissem por dentro, veriam que está bem usada e quase no fim (não vos mostro porque está com um aspecto nojentinho... Vão ter de acreditar em mim!). Adoro este produto embora seja mais recomendado para peles normais a secas. Estou de olho no óleo da mesma linha e quando o óleo da Úna Brennan terminar, acho que me viro para o de Camomila! Pelo menos o cheiro deve ser mais agradável...
Para quem não sabe o que é este produto, é um desmaquilhante sólido, uma espécie de manteiga (duh), que se aplica na pele seca para remover a maquilhagem. Com o calor das mãos e a massagem o produto derrete, derretendo a maquilhagem consigo! Depois basta passar um pano de musselina (ou uma toalhinha de algodão suave) embebido em água morna por todo o rosto para remover os resíduos e voilá! Cara limpa e purificada. Se nunca usaram nada do género, experimentem! É uma sensação muito agradável :)



E, por ora, é isto. Ufa! Foi longo este...

Como devem ter reparado falta-me aqui um qualquer tipo de esfoliante, super importante numa pele como a minha. Acabou-se há algum tempo e ainda não voltei a comprar! Shame on me... Alguma recomendação de quem está desse lado e tem pele semelhante à minha? Provavelmente vou manter-me nas marcas que já conheço e gosto mas estou aberta a sugestões!















24 comentários:

  1. Também ando a usar o Duac! E realmente não é muito rápido na sua ação mas ajudou-me muito no ataque de borbulhas que tive. E seca imenso a pele ali, a minha médica aconselhou logo usar a Nivea. O Zindaclin, tem uma ação igual?
    Fiquei foi bastante curiosa com o gel salicílico, precisava de alguma coisa para as marcas :( Podes dizer-me o preço se faz favor?
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Zindaclin é muito semelhante ao Duac sim. Difere na textura e acho que não seca tanto a pele. Eu aconselhar-te-ia o Effaclar H em vez de Nivea... Mas se te deres bem com ele, não mudes.
      O preço do gel salicílico ronda os 30€ se não estou em erro. Mas aconselha-te com um dermatologista primeiro! Como disse, é um produto agressivo para a pele e pode não ser o mais indicado no teu caso.
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Também tenho a pele Oleosa e com acne e já experimentei tantos cremes e nenhum ainda deu resultado =( por acaso os da Bioderma nunca experimentei.

    Beijinhos,
    http://sweetideasby.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os cuidados de pele passam muito pela tentativa erro. Também já deitei muito dinheiro fora em cremes que não funcionaram. O meu conselho é sempre consultar um dermatologista quando a acne é muito intensa. Se não, é ir experimentando até achares o que resulta melhor com a tua pele. :)

      Beijinho*

      Eliminar
  3. A minha dermatologista não aconselha de todo o uso de esfoliantes físicos em peles sensíveis, usei o Neostrata da primeira vez que fiz tratamento à acne e depois quando acabou estupidamente esqueci-me dele, agora voltei a usá-lo há cerca de seis meses e lembrei-me do meu amor por ele. Com o uso continuado vais ver ainda mais melhorias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já usei a espuma de limpeza da Neostrata (que agia como esfoliante) e era óptima mas não consigo justificar gastar 30€ numa espuma que se gasta rapídissimo. Já no gel salicilico foi o melhor dinheiro que gastei. E tenho o peeling à espera! Não uso agora porque é muito agressivo em borbulhas activas mas estou ansiosa. Quando o usar falarei dele por aqui.

      Eliminar
  4. Olá Guida :) podes-me dizer quanto custou o Duac? Eu já o tive e voltei a ter acne e gostaria de o comprar :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não te sei responder Adriana :/ Como podes ver na foto o meu está bem usado e já tem uns mesinhos! Não me consigo lembrar quanto custou. Mas acho, e friso a palavra acho, que não é muito caro. *

      Eliminar
  5. Uso 2 produtos nesse arsenal todo, curioso.
    O esfoliante que uso é sa St Ives mas penso que é muito agressivo para a tua pele...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi falar desse esfoliante mas não se vende em Portugal... Vende-se?
      E, como disse, eu não uso isto tudo de uma vez! ahah Mas gosto de variar.

      Beijinho Maria!*

      Eliminar
    2. Pois eu só descobri agora este esfoliante. Se estiveres mesmo muito curiosa, eu consigo-te arranjar isso (é que aqui custa 1£ o travel size....) ;)

      Eliminar
  6. Eu tenho a pele mista (oleosa na zona T) e felizmente não sou muito dada a borbulhas, por isso não sei se a minha recomendação "serve" para ti :-)
    Eu uso o tónico esfoliante suave da Clarins (Doux Exfoliant Lotion de Clarté Clarins: http://goo.gl/WBEj9R) duas vezes por semana e deixa a pele mesmo muito suave. Eu, se fosse a ti (espero que não leves a mal!), não usava esfoliantes com "grão", sobretudo os que têm partículas de pêssego, etc, pois podem espalhar a sujidade das borbulhas pela cara e dar origem a mais borbulhas. Mas se ainda assim preferires esfoliantes em creme ou gel, lembra-te que são mais eficazes usadas em pele seca do que molhada.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não costumo usar esfoliantes com grão com muita frequência por essa razão, costumo preferir esfoliantes químicos como esse da Clarins que falas. Mas o melhor que já usei (Nestrata Foaming Glycolic Wash) é caríssimo - 30€ a embalagem - e por ser em forma de espuma gasta-se muito rápido :/
      Beijinhos!*

      Eliminar
  7. Sei bem o que é ter acne, embora neste momento já não tenha borbulhas. O que o acne me deixou foi a pele cheia de manchas vermelhas e eu não sei que lhes hei-de fazer. :S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta o Gel Salicilico Forte da Neostrata. Está a fazer maravilhas pelas minhas manchas! É caro, é um facto, mas vale todos os centimos que custa. Aproveita que está com 20% de desconto (só hoje!) aqui: http://bit.ly/1ltMM6s

      Além do gel ainda podes experimentar o peeling caseiro da Neostrata, igualmente carote mas worth it ;) Tá aqui, também com 20% de desconto, se tiveres interesse: http://bit.ly/1chBwor

      Eliminar
  8. Eu uso o Duac e o Gel Forte Salicílico mas já me causaram graves problemas. Houve um dia em que me esqueci de pôr protector solar, resultado: no dia seguinte estava nas urgências com a cara queimada. Voltei a usar pois tenho muitas marcas, resultado de uma longa batalha contra o acne.. mas não me esqueço de colocar todos os dias protector 50+, não te esqueças tambem! :) Já agora, o peeling da Neostrata vale a pena? Faz mesmo o efeito peeling que promete?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Duac, o Gel Forte e produtos semelhantes NUNCA devem ser usados durante o dia precisamente por causa da exposição solar. Espero que o teu deslize não te tenha deixado com mazelas! Esse tipo de produtos uso sempre à noite e é importante lavar bem os resíduos que ainda possam estar na pele no dia seguinte antes de aplicar o hidratante e o protector solar :)
      Não cheguei a usar o peeling porque piorei da acne infelizmente e agora estou a fazer isotretinoína (nunca o protector solar foi tão importante!). Mas tenho-o o guardado para eventualmente o fazer no próximo inverno se a minha pele já estiver em condições de o receber. No entanto, e a julgar pelos outros produtos da marca que já usei, creio que deve cumprir o que promete. É certo que não será o mesmo que um peeling efectuado em consultório mas acredito que para um produto "caseiro" ofereça bons resultados :)

      Espero que tenhas bons resultados e que te vejas livre das marcas para sempre!

      Eliminar
    2. A médica não me avisou, e eu, com a minha ignorância adolescente, nem me ocorreu tal coisa... Eu também tomei isotretinoína, e foi graças a esse medicamento que fiquei cheia de marcas, mas não acontece com toda a gente, conheço muitas pessoas que tomaram e estão com a pele linda, espero que também fiques! :)
      Recentemente voltaram a surgir algumas borbulhas, fui ao dermatologista e ele queria que eu tomasse mais isotretinoína mas eu recusei, estou a tomar a pílula Diane-35 e estou a dar-me lindamente! As marcas é que custam a sair infelizmente...
      A beleza custa! ;p

      Eliminar
    3. Ficaste com marcas precisamente porque não deves ter protegido a pele do sol e deves ter mexido nas borbulhas (sei bem o que isso é... então no início do tratamento quando se fica pior antes de se melhorar é um tormento). A isotretinoína deixa a pele muito mais susceptível a cicatrizes infelizmente, fora todos os outros efeitos secundários maravilhosos... comprimidos do demónio estes! Já é a terceira vez que faço esta medicação e espero que seja a última!
      Tenho muitos problemas com pílulas e a única que encontrei, até agora, que não me faz mal não me ajuda em nada com a acne. Sou uma sortuda... lol

      É mais fácil lidar com as marcas do que com as borbulhas por isso não temas! :) Eu gosto muito deste Gel Forte da Neostrata e é o produto que me deu mais resultados até hoje. Mas aconselha-te com o teu dermatologista, é sempre a melhor opção. Pergunta-lhe se o peeling seria uma boa escolha para ti. Eu acho que deve ser fenomenal, embora agressivo.

      Eliminar
  9. Lazy daisy tenho uma questão que gostaria de te colocar.
    Recentemente a minha pele do rosto decidiu pregar-me partidas (razões hormonais) e vi-me forçada a reconstruir a minha rotina. Decidi experimentar a La-roche posay pois tenho a pele mista, com zonas oleosas e ainda eventuais zonas secas. Despi-me completamente de todos os (muito poucos) produtos que usava e comecei a integrar um de cada vez em intervalos de 15 dias. Lá comecei eu com só por usar o gel de limpeza dia e noite (eu sei que isto pode dar alguns arrepios, mas tal grave era o meu caso que preferi mesmo começar do zero) e só ocasionalmente usava o hidratante sos onde precisava. Resultou muito bem e notei logo melhorias. Fui então para o tónico (dia e noite), e finalmente seguiu-se o creme effaclar duo (também dia e noite). Agora vou começar a usar o creme effaclar mat durante o dia por cima do effaclar duo e surgiu-me uma questão à qual ainda não consegui encontrar resposta "certa": o tónico deve-se usar só de noite ou de manhã e noite? A meu ver, ambas as opções têm o seu mérito - usar só de noite pois como este tónico tem álcool bem pode provocar uma sobreprodução de óleos na pele durante o dia (o que é sempre desagradável), ou usar também de dia pois é sempre boa ideia fechar os poros antes de aplicar os cremes de dia…outra opção ainda seria usar um tónico diferente de manhã que não contivesse álcool…Neste momento estou mais inclinada para esta última opção, no entanto gostaria bastante de saber a tua opinião, visto me sentir um pouco leiga no que toca a produtos de pele (e na realidade só nos últimos 2 anos é que realmente comecei a tratar da minha pele como deve ser!)
    Deixo desde já um muito obrigado pela tua resposta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês :)
      De facto, tenho de admitir que estremeci só de pensar em não usar hidratante durante 15 dias! Só de pensar nisso a minha pele se arrepanhou toda!
      Em relação ao resto, não vejo razão para usares outro hidratante por cima do Duo que por si só já faz o seu trabalho. No entanto, tens de ter em conta que esse produto é mesmo para quem tem problemas de acne ligeira, de outra maneira é demasiado agressivo para a pele. Quando começares a notar melhorias sugiro que o retires da tua rotina e que o substituas por outro produto. Quando o fizeres, podes usar o Mat durante o dia e escolher um hidratante menos matificante e ligeiramente mais hidratante para usar à noite. Esqueci-me de colocar isso neste post, nem sei porquê!, e faz toda a diferença. Recomendo-te, por exemplo, o Hydra+ Light da Roc para peles normais/mistas. Não é matificante como o Effaclar Mat mas não é um creme pesado e gordo por isso não vais sentir desconforto na pele.
      Em relação aos tónicos, deixa-me já acabar com esse mito de que "fecha" os poros. Como diz a sra. Caroline Hirons, os poros não são portas que abrem e fecham :P O que acontece com os tónicos que contêm álcool é que fazem com que a pele à volta dos poros se expanda dando a sensação temporária de que estão mais "fechados" mas não é o caso. Posto isto, se o que pretendes é fazer uma esfoliação ligeira, recomendo o Doux Exfoliant da Clarins à noite que contém, de facto, álcool. Se não, um tónico sem álcool será a tua melhor aposta, tanto de manhã como à noite.
      Para finalizar, recomendo que invistas também num sérum hidratante. Existem imensos séruns de todas as marcas, tudo depende das tuas necessidades. Eu diria que a tua pele, como a pele de 90% da população, deve sofrer de algum nível de desidratação por isso o SOS da Caudalie seria uma boa aposta para ti. Além disso, é super leve e perfeito para peles mistas/oleosas. :)
      Ah! E não te esqueças, no futuro, de incluir um creme de olhos na tua rotina!

      Espero ter ajudado de alguma maneira.
      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Sim, ajudaste :) Muito obrigada por todas as dicas!
      Eu realmente passei por uma fase muito má com acne (sempre o tive, mas nada por aí além). Agora está a ficar mais controlado e estava mesmo a pensar deixar de usar o Duo quando acalmasse ou apenas o usar como tratamento localizado...
      Realmente ainda nem tinha pensado no hidratante de noite para o substituir nem num creme para olhos.
      Eu gosto imenso do tónico da La-Roche Posay. Nunca tinha usado um tónico esfoliante e acabou por ajudar (não imaginava que houvessem tais coisas!). Quando este acabar vou experimentar esse para ver com qual me dou melhor.
      Sim, tenho dias em que sinto nitidamente que tenho a minha pele desidratada, o que só agrava o acne. Infelizmente a minha primeira tentativa de começar uma rotina de limpeza e cuidado para o acne só o agravou precisamente por esta razão! Um autêntico filme de terror que me afastou todas as ideias de encostar a minha cara a qualquer produto durante anos!
      Felizmente acho que estou a ficar rendida :D
      Mais uma vez muito obrigada.

      Eliminar
    3. Isto do skincare é um bocadinho por tentativa-erro. É pena é que esses "erros" às vezes saiam um bocadinho caro! Eu própria ainda não encontrei a rotina ideal para mim. Além disso agora estou a tomar medicamentos para a acne e a minha pele passou de oleosa (que afinal se calhar era só extremamente sensível e desidratada) a super seca, reactiva e sensibilizada. Sabem os deuses como vai ficar depois... Para teres noção, de momento, destes produtos que falei no post, só uso o Effaclar H (em doses cavalares, mesmo para ficar brilhante e pegajosa), tudo o resto é muito agressivo e secante.

      Espero que consigas encontrar todos os produtos que deixam a tua pele feliz :)

      Eliminar
    4. Sim, é mesmo por tentativa-erro! O Effaclar H adoro para os vincos do nariz (sou uma "espirradora" compulsiva!). De resto é demasiada hidratação para a minha camioneta xD

      Também te desejo o mesmo! :)

      Eliminar