comentários

Todos os comentários serão respondidos no próprio post.

Every comment will be replied at the respective post.

sábado, 19 de janeiro de 2013

my red hair




Tenho recebido várias perguntas em relação ao meu cabelo e que cuidados costumo ter com ele. Que melhor maneira para responder a isso que um post, certo? :)


Como todos sabem sou ruiva mas, infelizmente, os deuses não me fizeram assim. A minha cor natural, como já devem ter percebido pelas raízes imensas que costumam aparecer nas minhas fotografias, é um castanho normalíssimo. Típico cabelo de portuguesa.


Já fiz bastantes atrocidades ao meu cabelo antes de o ter como tenho hoje. Já o tive loiro platinado (não sei bem o que me passou pela cabeça...), já o tive com umas madeixas vermelhas do demónio e até já o tive preto e cor de rosa! Confesso que continuo a gostar de cores não-naturais - adoro cabelos castanhos com ombré turquesa (heart) mas habituei-me ao meu ruivo e agora custa-me mudar.

Ora, quando decidi que queria ser ruiva tinha o cabelo preto e, como sabem, o preto é das cores mais difíceis de tirar. Embora me tenha custado, decidi fazer o processo lentamente e não tudo de uma vez só para não ser tão traumático para o cabelo. E é o que aconselho a todas as pessoas na mesma situação ou a quem queira fazer uma mudança muito radical e que envolva descoloração. Podem demorar mais tempo e até podem passar por umas fases menos bonitas, como eu passei, mas no final vale a pena terem o vosso cabelo o mais saudável possível :)

Desta feita, comecei por ir fazendo madeixas mais claras e, gradualmente, cheguei a um ponto em que pude pintar da cor que tenho hoje. Geralmente vou variando entre ruivos mais acobreados ou mais avermelhados. Quanto mais clara for a cor que escolher, mais facilmente sei que as raízes se vão notar mas tudo depende do meu apetite no momento. :P

Mas melhor que falar é mostrar imagens! Vamos fazer uma viagem pelo passado e pela história do meu cabelo.



Esta é a minha cor natural (já nem eu sei o que é ter o cabelo assim!). Como já disse antes, é um castanho normal como o de tantas outras portuguesas. Não sei ao certo precisar de quando são estas fotos, mas a da esquerda quero dizer que tem uns 10 anos! Como o tempo voa...

Não tenho muitos registos das minhas primeiras experiências com a cor - que começaram por ser tímidas - mas passaram por alguns banhos de vermelho escuro que mal se notavam e por tentar pintar metade do cabelo com uma tinta preta temporária até que eventualmente pintei todo de um tom violino também temporário, creio.
As minhas capacidades de organizar fotografias não foram muito boas até 2008, tenho de admitir. Isso, aliado à minha péssima memória faz com que algumas das fotos que se seguem não tenham grande sentido cronológico, ou pelo menos eu não me lembro bem dele. De qualquer modo aqui vai:

















Em primeiro lugar, ignorem as minhas caras de idiota nestas fotografias. Até tenho vergonha de partilhar isto aqui mas há que assumir toda a estupidez e parvoíce de cabeça erguida! :D
Não me consigo lembrar de como era o meu cabelo antes daquelas madeixas vermelhas horrorosas mas acho que era preto ou um castanho muito escuro com uns reflexos roxos. ANYWAY, não sei porque achei boa ideia pintá-lo assim (nem fazer aquele corte!) mas oh well.
Depois disso, fartei-me de ter o cabelo escuro e deicidi que queria ser loira platinada. Excelente ideia não acham? Pois... eu achei. E resultou no que se vê - e no cabelo cada vez mais curto já que o descolorante não perdoou.
Quando achei que ser loira dava muito trabalho - mal o cabelo crescia notava-se logo e era um pesadelo - decidi fazer algo que não me lembro ao certo o que era. Mas lembro-me que NÃO era o que se pode ver na foto mais pequena... Felizmente não há mais registos desse desastre, até porque acho que o pintei de novo logo na semana seguinte. E dessa vez pintei de preto e rosa como se vê nas últimas fotos. Não era horrível de todo, mas com as lavagens o preto acabava por tingir o rosa e era bastante difícil de manter a cor viva. Desse modo acabei por, eventualmente, pintar tudo de preto.

Ainda por aí? Vamos passar ao ano seguinte.

Cabelo preto não me favorece particularmente! blargh



















Cada vez mais bonita não acham......? NOT. 


































Não sei bem porquê, mas não há muitas fotos minhas de 2008. Ou foi um ano tão bom que me esqueci de fotografar por estar tão ocupada a divertir-me ou foi um ano péssimo e não fotografei nada por estar a deprimir. Seja como for, 2008 foi o ano de deixar crescer o cabelo e de tentar tirar a tinta preta. Não foi fácil, nem fui muito bem sucedida em algumas fases, como podem ver, mas temos de aprender com os nossos erros e, depois disto, posso dizer com toda a certeza que nunca mais pinto o cabelo de preto! (No final do ano nem estava assim tão mal certo? Fora o corte de cabelo. Não gosto muito de me ver de cabelo curto! O que acham?)










Foi em 2009 que comecei a pintar o cabelo de ruivo! (Não tinha noção que já era ruiva há cinco anos!) Adoro este efeito com as madeixas loiras mas é demasiado dispendioso de manter. Talvez um dia possa voltar a ter!
A partir daqui começa a ser sempre mais do mesmo até aos dias de hoje, apenas com ligeiras variações na cor.





























Que bem que estou na segunda foto :'D 








































































Um dos maiores problemas desta cor (e de todas as cores da família dos vermelhos, cobres, rosas e roxos creio) é que sai com extrema facilidade. Já me aconteceu ao fim de duas semanas (o que equivale, no meu caso, talvez de 4 a 6 lavagens) ficar com uma cor apagada, desvanecida e sem brilho. É preciso escolher os produtos com cuidado e, se possível, reduzir o número de lavagens - isto se estiverem habituadas a lavar todos os dias ou dia sim, dia não. É também importante reduzir o calor aplicado no cabelo pois este também faz com que a cor desvaneça. Confesso que para mim é o passo mais difícil de cumprir pois não vivo sem secador e modeladores, especialmente no inverno, por isso tento ao máximo proteger o meu cabelo de outras maneiras.

Quanto aos produtos, faço sempre por escolher champôs de linhas profissionais específicos para cabelos com coloração, em particular champôs sem sulfatos (muitas vezes denominados nas embalagens como champô para cores delicadas). E porquê?, perguntam vocês. O que é isso dos sulfatos?
Para responder a esta questão chamei alguém bem mais entendido na matéria do que eu, a querida Sara do blog Make Down (obrigada babe pelo esclarecimento!) que explica que estes champôs, basicamente têm menos detergentes. Os sulfatos são tensioactivos que não nos fazem mal directamente mas usados em demasia, retiram todo o óleo e nutrição à pele e ao cabelo. Assim sendo, com as repetidas lavagens a cor sai com muito mais facilidade fazendo-se feia em três tempos!

Ora então, no meu caso eis o que normalmente uso:


Champô e condicionador da gama Bonacure Color Freeze da Schwarzkopf


Para lavar o cabelo escolho o champô e condicionador da marca Schwarzkopf (desafio-vos tanto a dizer esta palavra como a escrevê-la! uff) e da gama Color Freeze. Em comparação com qualquer champô de supermercado, e posso afirmar com 99% de certeza que já usei todas as marcas, com este produto os resultados são fantásticos. É certo que a cor vai desvanecendo ao longo do tempo, como é normal, mas no meu caso dura até 4 semanas impecável e brilhante aclarando somente um pouco. O único senão deste champô, é que noto que o meu cabelo fica oleoso mais depressa, requerendo mais lavagens do que aquelas que gostaria. Fica a nota para quem já tenha o cabelo muito oleoso.



Existem vários produtos desta linha, inclusivé vários champôs diferentes! Tal como já disse antes, o que escolho é o sem sulfatos (Sulfate-Free na embalagem). Existem ainda os seguintes produtos da mesma gama: Champô para Cabelos Brancos, Champô de Brilho, Condicionador Protector da Cor, Spray Condicionador, Máscara Protectora da Cor, Creme Termo Protector, Sérum Pontas com Coloração e Cuidado Brilho Pós Coloração. Acredito que muitos deles só estejam disponíveis em salões mas alguns conseguem encontrar em lojas como RR Center e Carlos Santos.
É certo que são carotes e que custa dar 9€ por um champô e 13 (se não me engano) por um condicionador mas acreditem que compensa cuidar do vosso cabelo :)




Spray alisador e protector Lisap Ultimate da Lisap Milano

Diz a marca: "Reestrutura o cabelo protegendo-o do calor. Contém ingredientes resistentes a temperaturas elevadas. Durante o alisamento, reforça e ajuda a proteger os cabelos; como pós tratamento, a presença de queratina, de silicones de última geração e de condicionadores catiónicos garante protecção e brilho aos cabelos. O uso com a prancha melhora a estrutura capilar deixando-a em condições excelentes."

Uso este spray religiosamente desde que me foi apresentado pela minha cabeleireira (obrigada Lúcia, se por acaso leres isto!). Para começar, tem o melhor cheiro do mundo. Não que isso interesse para alguma coisa neste tipo de produto mas, acreditem, cheira mesmo bem. Inutilidades aside noto que com este spray o meu cabelo fica super macio, fácil de alisar e, principamente, fica MUITO brilhante. 

Este produto, nunca o encontrei em nenhuma loja infelizmente. Compro-o no cabeleireiro que costumo frequentar. É caro, sim. Custa 22€ mas dura bastante tempo (e uso-o sempre que lavo!) e já não sei viver sem ele.


E é isto. Estou a pensar investir noutros produtos extra, tais como seruns e máscaras, já que tenho vindo a sentir uma desidratação extra nas pontas do meu cabelo. Mas, por agora, é tudo o que uso no meu cabelo. :)

Se chegaram até aqui e leram o post completo, agradeço-vos do fundo do coração. ♥ Sei que foi um post (demasiado) longo mas já que era para falar sobre o assunto, que seja tudo de uma vez! 

Espero que vos tenha sido útil de alguma maneira, nem que seja pelo factor entretenimento ao ver fotos ridículas da minha pessoa. 


Quaisquer duvidas extra, não hesitem em perguntar! 




11 comentários:

  1. definitivamente o ruivo é a tua cor! ahha também ja passei por muitas cores no cabelo, incluindo o ruivo mas cheguei a um ponto que me fartei de tudo e agora voltei á minha cor normal, o castanho médio... tal como o teu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! ^^
      Também me estou a fartar um bocadinho do ruivo e apetecia-me voltar a uma cor mais natural mas sei que dessa ainda me vou fartar mais rápido! Agora ando com ideias de fazer ombré, embora já tenha passado a moda. Mas who cares?! :D *

      Eliminar
  2. E agora a pergunta que não podia deixar de ser feita, qual é a tinta que usas para obter o teu ruivo maravilhoso? marca e nome/número :D hehe
    Post super completo, comprido sim mas se não o fosse não ficávamos esclarecidas xD
    Beijoca *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a única pergunta para a qual não tenho resposta! Em primeiro lugar porque pinto no cabeleireiro e em segundo lugar porque não uso só uma tinta, mas sim uma mistura e sai sempre diferente! Mas da próxima vez que pintar vou perguntar qual é a fórmula da poção mágica e depois partilho ;)
      Obrigada por teres lido até ao fim eheh Beijinho!*

      Eliminar
  3. Olha eu adoro o ruivo! sou loira escuro na minha cor original, mas usando coloração, não sinto que estrague.
    Quando me fartar, volto ao meu loiro avelã normal... bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois baby, mas eu tenho o cabelo mais escuro e preciso sempre de usar um oxidante se calhar mais forte que o que tu usas e isso acaba por estragar mais o cabelo. Mas adoro ser ruiva (e também adoro que o sejas ahah fica-te lindamente!) :P

      Eliminar
  4. Bem, tanta fase diferente! Não fazia ideia que já tinhas sido loira! x) E realmente acho que a cor que te assenta melhor é mesmo a actual ;)
    Tivesse eu dinheiro para manter uma cor assim e também arriscava *.*

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E há umas fases aí no meio que nem estão representadas porque não encontrei fotos :P
      O mais caro de manter uma cor destas nem é tanto a coloração mas sim os produtos para proteger a cor. Geralmente pinto o cabelo a cada 2 ou 3 meses e costumo pagar à volta de 35€ (mais coisa menos coisa) pela coloração e brushing o que nem é muito! Depois em champô, amaciador e produtos de styling é que vou gastando mais. É preciso é ter amor à camisola ahah
      Bejinho*

      Eliminar
  5. Confesso que a cor com que mais gostei de te ver foi a da primeira foto de 2010.. mas sou suspeita, porque adoro essa cor e queria imenso ter o meu assim também :) não te recordas da cor não? lol
    ***

    ResponderEliminar
  6. O mais engraçado de tudo é que o teu cabelo parece mais forte hoje em dia, se calhar porque os cuidados são maiores apesar de pintares acaba por crescer mais saudável. De qualquer forma é lindo e claramente encontraste a tua cor :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível sim! Se bem que agora ando numa luta constante com as pontas espigadas. Isto de estar sempre a pintar e a usar modeladores é um perigo. Seja como for, é cabelo. Se o cortar, voltará a crescer! ;D

      Beijinhos **

      Eliminar