comentários

Todos os comentários serão respondidos no próprio post.

Every comment will be replied at the respective post.

sábado, 30 de junho de 2012

"Está muito calor! E agora?!" - maquilhagem para o tempo quente


Como todas sabem, tenho uma pele problemática e com acne. Após vários tratamentos, ainda luto com bastantes marcas e a ocasional borbulha de vez em quando. Quando chega o calor e (infelizmente) reina a transpiração, usar muita maquilhagem para esconder todos estes problemas não é a melhor ideia. Ao fim de dois ou três minutos na rua, já tenho tudo a derreter cara abaixo, e garanto-vos que não é uma imagem bonita!
O que faço então para combater este problema? 

Em primeiro lugar vem algo bastante importante e que vem de dentro: tenho de me aceitar como sou e aprender a viver com a pele que tenho (e isto não é válido só para mim mas para toda a gente)! Sei que num dia quente não vou poder usar tanta maquilhagem por isso tenho de me sentir confortável com menos ;)

Depois, vem a importante escolha de um bom protector solar e com um acabamento completamente mate e não oleoso. Porquê? Porque vai ajudar a que a maquilhagem se mantenha no sítio durante mais tempo. Neste momento uso o Photoderm AKN Mat com SPF 30 da Bioderma. Foi-me receitado pelo dermatologista especialmente para a minha pele e para complementar o meu regime de limpeza e tratamento por isso não é indicado para toda a gente! Esta gama de protectores solares é específica para peles oleosas e para cuidar de peles com acne. Tem um efeito matificante prolongado, é resistente à água e tem ingredientes que ajudam no tratamento do acne.   
Aconselhem-se com o vosso médico ou farmacêutico se tiverem peles problemáticas ou então continuem a usar aquele que mais gostam :)



No meu caso, e por recomendação do médico, salto o creme hidratante durante o dia (a menos que sinta que estou a ficar com a pele demasiado seca). Mais uma vez ressalvo que este é o MEU regime, recomendado para a MINHA pele por um médico que me segue há anos. Apenas partilho com vocês pois talvez possam seguir a "receita base" modificando-a para responder às vossas necessidades. 
No entanto, recentemente experimentei uma amostra do creme Embryolisse Émulsion Hydra-Mat e devo-vos dizer que fiquei ENCANTADA! Esta versão é específica para quem tem peles normais e mistas e funciona like a charm. Em breve vou ter que comprar o full size deste produto porque é de facto um óptimo produto. (Obrigada pela amostra Mimi  ) Para todas as meninas de peles mistas e ligeiramente oleosas que se fartam de ouvir falar no Embryolisse Lait-Creme Concentré pela blogosfera fora e acham que talvez seja demasiado hidratante, experimentem esta versão! 


Depois da pele preparada e protegida passamos então à fase da maquilhagem. No meu caso, tendo a saltar a base porque sinto que é isso que derrete com mais facilidade. Se quiserem mesmo usar base líquida ou cremosa, aconselho o uso de um bom primer antes que ajude a manter a base no lugar o máximo de tempo possível.
Assim, opto por usar então só um corrector para corrigir todas as minhas imperfeições. É importante não abusar do corrector pois se o fizerem, o resultado vai ser o mesmo que com uma base e vai acabar por derreter tudo na mesma. 
Preferencialmente, escolham um corrector de longa duração ou algum que saibam que se aguenta bem na vossa pele. Neste momento vou variando entre o Pro-Longwear da MAC (que depois de seco, não sai MESMO do sítio) e o Correctivo Líquido 4 em 1 d'O Boticário



Para segurar o corrector no lugar e eliminar quaisquer brilhos podem usar um pó que ajude ao controlo da oleosidade da pele (o Blot Powder da MAC é uma boa opção) ou então podem ainda usar uma base em pó. Eu tenho usado a Studio Fix da MAC (embora exista uma grande diversidade de bases semelhantes de várias marcas! Estou inclusivé de olho numas da Inglot) que ajuda a fixar o corrector e ainda dá um bocadinho de cobertura ao resto da pele. Dependendo do pincel que utilizarem podem obter mais ou menos cobertura. Com um pincel largo e fofo de pó obtêm uma cobertura mais fraca e com um kabuki mais denso, por exemplo, conseguem uma cobertura maior.



Em relação a blushes, bronzers e iluminadores, prefiram as fórmulas cremosas/em mousse com acabamentos secos. Geralmente têm um poder de duração maior e são mais resistentes à transpiração. Mais uma vez, estou de olho nuns blushes cremosos da Inglot que ainda não tive oportunidade de experimentar mas que me parecem perfeitos para esta altura! 


Quanto a sombras, se não dispensarem o seu uso, o ideal é escolher um bom primer de sombras - o Primer Potion da Urban Decay e o Shadow Insurance da Too Faced são boas opções - e/ou escolherem sombras cremosas à prova de água. Geralmente estas sombras depois de colocadas não saem do seu sítio nem por nada :) Uma boa aposta serão as Aqua Cream da Make Up For Ever (que também podem ser usadas como blush!) embora haja uma miríade delas de variadíssimas marcas.

Chegamos ao eyeliner (em lápis, líquido e gel) e à máscara de pestanas. Mais uma vez, a palavra de ordem aqui é WATERPROOF! Ninguém gosta de ter eyeliner e máscara até às bochechas não é? ;)
Quase todas as marcas oferecem versões dos seus eyeliners e máscaras que sejam à prova de água por isso basta procurarem pelos vossos produtos preferidos. Posso no entanto dizer que a máscara Big and Curvy Waterproof da The Body Shop não sai nem por nada deste mundo. Até com desmaquilhante é difícil de remover! Perfeita para o calor húmido da floresta tropical (em que, aparentemente, Portugal se está a transformar).



Finalmente, os lábios. Pessoalmente, sinto que com o calor tudo o que seja demasiado cremoso nos lábios tem tendência a derreter e escorrer um pouco por isso tendo a afastar-me dos glosses e batons demasiado cremosos. A minha sugestão seriam os batons mate que são um pouco mais secos ou então lip tints/lip stains (sei que a The Body Shop tem um mas não me consigo lembrar do nome nem por nada! E a Kiko vendeu numa colecção recente uns marcadores para lábios - Long Lasting Colour Lip Marker - que estão em promoção agora! O único senão é que é necessário ter os lábios bem hidratados se não é mais difícil de aplicar e acumula nas peles secas). Se não quiserem usar uma cor tão forte nos lábios podem sempre optar por um hidratante com protecção solar (encontram facilmente nas farmácias).


Para refrescar a pele durante o dia existem sempre as variadíssimas águas termais (até há em versão travel size óptimas para ter dentro da mala!) e produtos como o Fix+ da MAC


Espero que, apesar de longo, este post vos seja útil de qualquer maneira. :) E se chegaram até ao fim, parabéns! Como prémio deixo-vos com uma fotografia fofinha e que serve como uma outra solução para combater o calor!
Sim, isto foi só uma desculpa para poder por aqui esta fotografia!  :'D





12 comentários:

  1. Opá, a minha pele é exactamente como a tua --' Porcaria das borbulhas e oleosidade que não me deixa! :/ Não conhecia esse protector, mas realmente parece-me mesmo bem! Tenho de ir cuscar, ehehehhe..

    Quanto ao resto, uiii o quanto ando de olho nessa máscara da the body shop! :p Tenho ouvido tão bem!

    Beijinhooooos ***
    http://re-makemeup.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem cuidado com o protector porque ele é mesmo indicado para peles acneicas. Se tiveres só a esporádica borbulha (mesmo que mais que uma) se calhar não é o indicado para ti. Mas informa-te na farmácia ou com o teu médico :)

      Sinceramente eu não sou fã de máscaras à prova de água precisamente por serem tão difíceis de remover! Como não costumo ter o problema da máscara derreter, dispenso bem o uso das à prova de água. De qualquer modo a da Body Shop é de facto qualquer coisa de extraordinária, não sai mesmo do sítio!
      Beijinhos**

      Eliminar
  2. gostei bastante das dicas de produtos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada SaraP! Espero que te tenham sido úteis :) *

      Eliminar
  3. O post foi bastante útil ;) eu odeio sentir a maquilhagem a derreter nos dias de calor, geralmente quando estar muito calor opto mesmo por nau usar maquilhagem.

    **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rita! :)
      Não usar maquilhagem é mesmo a melhor opção nos dias mais quentes! **

      Eliminar
  4. Que boas dicas!!! quanto mais leio sobre maquilhagem, mais sinto que tenho muito para aprender lol. beijão.

    ResponderEliminar
  5. Olá! Subscrevi hoje o teu blog e revejo-me na tua problemática de pele. Tal como tu, tenho uma pele oleosa que farta, e acne desde os 13/14 anos (tenho agora 24). Já tinha ouvido falar do Embryolisse Émulsion Hydra-Mat, mas na altura que pesquisei não me pareceu nada fácil de encontrar à venda (mesmo online). Consegues dar alguma dica?

    Em relação ao teu dermatologista, o que é que ele acha em relação ao usares maquilhagem? Não insiste para que não uses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Em primeiro lugar, obrigada por subscreveres :D Espero que fiques por cá muito tempo.

      Quanto ao Hydra Mat, de facto, é impossível de encontrar. Não sei se foi descontinuado ou algo assim, mas nem em França se vê tal exemplar! O que é, de facto, uma pena porque é um óptimo hidratante para peles oleosas. Como substituição recomendo-te o Effaclar Mat da La Roche Posay. Aliás, recomendo toda a linha Effaclar. Vou usando outras coisas pelo meio mas acabo sempre por lá voltar e é do que a minha pele mais gosta. :)

      O dermatologista nunca me disse que não podia usar maquilhagem nem nunca me proibiu. Diz sim para ter atenção ao tipo de maquilhagem (não oleosa e não comedogénica) e para retirar muito bem tudo no final do dia. **

      Eliminar
    2. Olá novamente!

      Eu já usei alguns produtos da linha Effaclar (adoro o Duo e o K), e já tinha conhecimento do Effaclar Mat, o meu problema é que tem álcool na composição, e não sou muito a favor disso, mas agradeço a dica. :)

      ***

      Eliminar